Você está aqui

14 de nov. de 2016

34º Painel de Biblioteconomia - ACB superando a crise com show de qualidade e inovação

Em tempos de crise, como organizar um evento sem recursos financeiros? Pois a ACB Associação Catarinense de Bibliotecários - contornou este problema investindo na inovação, abusando da criatividade e oferecendo a comunidade cientifica dois dias de êxtase total, do começo ao encerramento do 34º Painel de Biblioteconomia. 

O Painel, realizado nos dias 11 e 12 de Novembro, abordou a “INTERDISCIPLINARIDADE NA CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: o papel social do profissional”. Em 2016, os eixos abordados foram: Perspectivas Museológicas, Arquivologia e Biblioteconomia.


Uma das grandes sacadas da ACB, inclusive elogiada por todos os presentes, ficou por conta dos Grupos de Trabalhos – GTs, cujas abordagens centravam-se na Educação, Tecnologia e o Social, aliás, este último tema enfocou as Bibliotecas Prisionais e o Papel dos Bibliotecários dentro deste contexto. 

Foram dias de canto e encanto, trocas de experiências que vão além da cientificidade. Os membros da ACB não apenas recebem seus convidados e participantes, eles os acolhem como uma grande família que abriga seus pares.


Alunos engajados, comprovando que temos grandes promessas de futuros profissionais da informação com consciência e responsabilidade social. Bibliotecários, Museólogos e Arquivistas de várias partes do país marcaram presença numa grande miscelânea de informações. 

Que outras Associações do Brasil possam se inspirar na ACB e levar como exemplo de que as dificuldades existem, mas que podem ser superadas. A Equipe do Painel provou o que é a essência de Biblioteconomia Social ao contornar as dificuldades investindo na qualidade, destaque aclamado por todos durante o evento. 

Foram dias de risos, aprendizado, interação e até lágrimas, sim, afinal o coração também chora por contentamento e saudades de um Painel que mal terminou e já deixou o gosto de quero mais em cada um de seus participantes.


O grande diferencial promovido pela ACB consistiu no enfoque humanístico do fazer profissional, destacando o Social como prioridade máxima dentro da contemporaneidade. Todas as atividades buscaram o debate e a reflexão sobre uma Biblioteconomia progressista, ativa e participativa dentro das comunidades, ou seja, uma Biblioteconomia Social.

Fica então registrado os meus mais sinceros parabéns para a família ACB, pela iniciativa de percorrer os caminhos sociais da área, mas acima de tudo por fazerem-se exemplo do que de fato é um coletivo que luta por um sociedade melhor. 


ACB - Associação Catarinense de Bibliotecários é uma entidade de classe que desenvolve suas atividades desde 1975 com o objetivo de representar os profissionais e de lutar pelos objetivos da classe e pelo movimento de vários profissionais Bibliotecários; os quais acreditavam que a união e a composição de grupos pudessem causar mais impacto na sociedade, e assim garantir o espaço do Bibliotecário. Leia mais... 



1 comentários:

Olá
Chegou o Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais onde consegues escrever e publicar os teus posts do Blog com análise de SEO e partilhar ou agendar em várias redes sociais em segundos. Consegues ainda ter as estatísticas das tuas publicações e acesso à nossa comunidade de Bloggers.
Gostaríamos de te convidar a usar o Swonkie com o teu Blog.
O Swonkie é o melhor amigo dos Bloggers, e desenhamos isto a pensar em Blogs como o Biblioteconomia Social.
A nossa equipa estará em Swonkie.com para te conhecer. Contamos então contigo :) ?
P.S - Tivemos de entrar em contacto contigo porque não encontramos o teu email no blog.
Até Já,

Equipa Swonkie

Postar um comentário