Você está aqui

30 de jan. de 2017

Apenado passa em 1º lugar no SISU: Curso de Biblioteconomia na UFPB

30/01/2017 16h41 - Atualizado em 31/01/2017 23h30
O primeiro lugar no Sistema de Seleção Unificada (SISU) para o curso de Biblioteconomia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi conquistado por um detento da Penitenciária de Segurança Máxima Geraldo Beltrão, em João Pessoa.

Rodrigo Antônio Monteiro, de 38 anos, foi aprovado em primeiro lugar, com média 591,82, para o curso de biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba, através das 14 vagas reservadas para cotistas, por meio da realização do Enem Para Privados de Liberdade (Enem-PPL) em 2016. 

O preso cumpre pena há dois anos na penitenciária Geraldo Beltrão, mas já passou por outros presídios do sistema carcerário da Paraíba. A penitenciária dispõe de um sistema de ensino, onde uma cela foi transformada em biblioteca e sala de aula, proporcionando a ressocialização através da leitura e do estudo. Lembramos que Bibliotecas nas Instituições Penais são prerrogativas legais desde 1984 - Lei de Execuções Penais 7.210 de 11 Setembro de 1984. 

De acordo com o diretor do presídio, João Rosas, o mesmo preso foi aprovado também em primeiro lugar para o curso de Letras no ano anterior, usando a nota do Enem 2015 e através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), mas a burocracia o impediu de fazer o curso presencial. Para João Rosas, “a grande questão agora é para tornar esse sonho realizado”, declarou. A direção da penitenciária quer que o detento consiga, pelo menos, fazer o curso de Educação à Distância. Com inscrição para o ProUni realizada, é possível que, desta vez, Rodrigo consiga realizar o sonho do ensino superior. “De toda forma a gente vai fazer a matrícula dele na quinta-feira, no curso de biblioteconomia”, disse o diretor. A penitenciária agora aguarda a documentação original do detento que deve ser entregue pela família. “Acredito que para o Ensino à Distância vamos conseguir”, ressaltou.

Segundo o diretor, a reação do candidato foi de surpresa, mas também de felicidade, ao ser mais uma vez aprovado, mesmo estando privado da liberdade. “Ele tem muita esperança de, efetivamente, poder cursar”, declarou João. 

Graças ao trabalho árduo e maravilhoso dos educadores da Unidade Prisional, além de todos os Agentes Penitenciários que viabilizam a efetividade do processo educativo, teremos um futuro bibliotecário egresso do sistema penal.

Destacamos que um dos maiores incentivadores da Educação intramuros do cárcere na Geraldo Beltrão é o seu Diretor João Rosas – Agente Penitenciário e atual Administrador da Penitenciária. João também é professor e destaca que: 

A educação é sem sombra de dúvidas, o instrumento mais eficaz de transformação social. Já dizia nosso patrono da educação nacional, Paulo Freire “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco a sociedade muda”, sábias palavras que levo em todos os momentos da minha atuação como profissional do sistema penitenciário e educador. 

O Enem-PPL recebeu 852 inscrição na Paraíba, no entanto, apenas 44 se inscreveram no Sisu. De acordo com a Gerência de Ressocialização do Estado, 24 reeducandos conseguiram atingir nota para certificação do ensino médio. “Para garantir essa certificação é necessário [atingir] 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação”, explicou a gerente do órgão, Ziza Maia.

Que outras casas de detenção possam se inspirar na administração do João, que nos provou que é sim possível fazer da Educação o caminho – talvez único, no combate da criminalidade e torná-la ferramenta de ressocialização do apenado dentro do convívio social em sua vida extramuros prisional.

Fonte Das Informações e Registro de Imagens: João Rosas (http://tinyurl.com/gu3unsl) - Com autorização do mesmo.
Atualizado com fontes do  G1 (g1.globo.com)



22 comentários:

Bela iniciativa, mas cadê o nome do "APENADO" na matéria?

Vc vai ver o cara roubou para comer!!!Duvido que um cara que matou uma banda quer estudar.hahahah

penitenciaria de seguranca maxima... existe recuperacao

Na imagem tem o nome dele completo: Rodrigo antonio Monteiro

Esqueceram de falar que ele foi preso por abuso sexual, vangloriando um estuprador, Fim dos tempos mesmo.

591 dá pra tirar chutando, para com essa porra

180 questões. 59% equivalem a aproximadamente 106 questões. Cada questão tem 5 alternativas, então sua chance de acertar é 20%, ou 0,2. A chance de chutar 106 questões é de (0,2)^106=8,1x10^-75, ou seja, 0,0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000081. Realmente, várias pessoas tem essa nota chutando.

PS: será que ele chutou a redação também?

Tem o nome dele no início da matéria :Rodrigo Antônio Monteiro

Bela resposta Caio Ricci, a sociedade na aceita, mas o choro é livre hahahaha!

Babaquice do caralho. quantas pessoas fazem a prova passando por dificuldades, são aprovadas e nao ganham nem um biscoito ? ai um criminoso faz a prova e passa, com una nota baixa e por cotas e agora é exemplo de pessoa, vao tomar no cu sociedade de merda do caralho. ta tudo invertido!

Permitam as pessoas, independente de suas condições, a possibilidade de mudar.

Lembre-se cota não aprova ninguém somente classifica,vc sair de uma posição e pula para outra, tem que ter conhecimento sobre aquilo que está fazendo não é bem esculhambado do jeito que maioria pensa !!!!!!ae fosse assim passaria em qualquer concurso etc vestibular com nota zero ����

Oi amigo, mas não vi ninguém achando ele um exemplo de pessoa (até porque ele não é um exemplo a ser seguido nem aqui e nem em lugar algum!). Mas é interessante ver que há sim o desejo de prosseguir e mudar a situação. As pessoas devem ter o direito de mudar o caráter. Elas podem ser transformadas. Afinal,como dizia Heráclito, "ninguém pode entrar no mesmo rio duas vezes". Estamos em constante mudança! E espero que cada vez, as pessoas mudem para o bem!

Ele não roubou,ele está preso por estupro.

Entendi que você não acredita em redenção, tsc vejo mais um comentário ingnorânte.

As pessoas acham que estamos perdoando ele por seus crimes, tolos estamos parabenizando o Rodrigo por está tentando mudar através da redenção.

Um dos únicos comentários sensatos, parabéns.

Leia o texto com mais atenção que você saberá o que quer saber.

Postar um comentário