Você está aqui

27 de jul. de 2020

Quarentena Literária: Sites para acessar livros de graça

5 Dicas de leitura e 5 Sites para acessar obras inteiramente de graça

A quarentena tem sido um momento de medos e incertezas para todo mundo. Mas, ao mesmo tempo, traz uma grande oportunidade de reflexão. Por ser um período de distanciamento social, é comum que as pessoas sintam falta do importante convívio em sociedade. Com isso, sintomas de ansiedade ou depressão podem ser percebidos nesse período. É preciso investir em ações que auxiliem na redução do nível de estresse e a leitura pode, até deve, ser uma ótima opção. O surto de coronavírus obrigou o mundo inteiro a ficar em isolamento social. Inicialmente, as pessoas começaram com uma abordagem positiva para combater a situação atual. No entanto, a cada dia que passa, a monotonia está exagerando em sua criatividade. Há um nível de satisfação para quase todas as atividades, como cozinhar, pintar, limpar, jardinar, entre outras coisas internas em que as pessoas realizam dentro da quarentena. No entanto, há algo que não desaparece com o tempo e nem esgota nunca: ler! A leitura não é nada chata e é a porta de entrada para a paz para a qual a mente é criada.
  

Covid19 - Veja por que você deve desenvolver o hábito de ler em quarentena: 


1. Ler é chato – Jamais, isso é um mito 

Muitas pessoas presumem que a leitura é chata, pois lhes dá a sensação de estudar para algum exame ou algo semelhante. Antes de tudo, evite essa ideologia estereotipada, a leitura não é uma responsabilidade que você precisa pressurizar a si mesmo ou a sua mente. De fato, é um exercício para o seu cérebro. 

2. Não leia conteúdo útil 

Como estamos falando de atividades de lazer aqui, não faz sentido antecipar objetivos futuros. Basta escolher o que você ama. Por exemplo, você é uma pessoa de negócios e qualquer coisa relacionada à economia ou mercado beneficiaria você, mas, ao mesmo tempo, você gosta de histórias românticas. A leitura é uma atividade de lazer; portanto, escolha o que seu coração deseja e não o que seu cérebro calcula. 

3. Qualquer gênero está insuflando profundo conhecimento em você 

Não pense que, se você estiver lendo para se divertir, nunca será benéfico para você. O conhecimento nunca é desperdiçado. Ao contrário, aprimora seu talento interior. É uma excelente maneira de se conectar com sua alma e, uma vez conectado, você pode ver claramente o seu caminho. Portanto, a leitura apenas canalizará sua energia na direção certa. Talvez você estivesse no caminho errado a vida toda e esse fosse o momento certo para aproveitar ao máximo seu talento interior. 

4. A leitura aguça a mente 

Já foi comprovado por muitos especialistas que a leitura liga seu circuito principal, ou seja, seu cérebro. É uma ótima maneira de fazer exercícios cerebrais. No entanto, funciona apenas quando você não lê apenas para ler, mas tem prazer no que está lendo. Essa satisfação deve ser alcançada por dentro e você acabará por desenvolver um belo relacionamento com seus livros. 


5. Melhora as habilidades de comunicação

Quando você desenvolve o hábito de ler livros, é capaz de perceber e armazenar as coisas permanentemente em sua mente subconsciente. Portanto, quando você escreve ou fala, é capaz de refletir sobre o que está lendo através de suas palavras. 

5 Sites para acessar e ler livros de graça

O bom é saber que podemos ler bons livros sem gastar um centavo. A web está cheia de opções para que possamos baixar novas leituras e clássicos antigos no conforto do seu tablet, Smartphone ou notebook. Existem sites com inúmeras variedades de títulos e até os Best-Sellers mais famosos do mundo. 

Confira as dicas abaixo: 

Amazon: Para reduzir o estresse, entreter e ainda ocupar sua mente, a Amazon liberou mais de 8 mil Livros grátis para leitura nesta quarentena. Para conferir todos os livros disponíveis grátis, é só acessar aqui. 


Google Books: Na seção gratuita da Google Books, você encontrará muitos livros gratuitos de diversos gêneros. Procure aqui best-sellers, clássicos favoritos e muito mais. Os livros estão disponíveis em vários formatos e você também pode conferir as avaliações e comentários de outros usuários. O sistema deste site é o mais simples, apenas o acesso ao seu domínio, o título necessário é colocado e pronto. 

eBooks Brasil: Entendemos que muitos dos sites para baixar livros online grátis em PDF não contam com exemplos em nosso idioma, mas isso não significa que não existam. O eBooks Brasil é um exemplo disso. Funcionando por meio de doações, ele permite a qualquer visitante usar as obras e usarem a seu bel prazer, exceto para fins comerciais e políticos. A entrada é livre e não precisa se registrar para baixar as obras. Além do PDF, também pode baixar livros no formato MOBI – ideal para o leitor de ebook Kindle -, eBookPro e MS Reader, entre outros. 

Portal Domínio Público: Um portal do governo brasileiro dedicado a disseminar obras clássicas de maneira livre e gratuita, o Portal Domínio Público conta com obras de licença livre. Ou seja, pode baixar sem culpa ou achar que está pirateando. Nesse portal, pode encontrar obras clássicas como A Divina Comédia e a obra completa de Machado de Assis, por exemplo. Também é possível encontrar material complementar como vídeos de entrevistas de autores ou personalidades na área de educação. Para buscar por uma obra em domínio público, basta acessar o site e procurar pelo nome do livro ou autor! 

BaixeLivros: É uma espécie de biblioteca virtual que oferece um maior relacionamento entre o leitor e o autor. O acervo disponível para leitura em seu site é composto, em sua grande maioria, por obras que se encontram em domínio público ou que contam com a devida licença por parte dos titulares dos direitos autorais. O site possui vários livros online disponibilizados na íntegra, de diversos temas, como livros infantis, didáticos, cursos, religiosos, receitas, romance, ação e aventura, gibis, literatura de cordel e muito mais. Os livros infantis são categorizados por idade, facilitando a busca da leitura adequada para cada fase do desenvolvimento infantil e todos eles são disponibilizados para download gratuito. 

OBS: Todos os sites, aqui disponibilizados, respeitam a Lei do Direito Autoral e dispõem de obras em Domínio Público, exceto a Amazon que abriu mão de seus rendimentos para ofertar leitura na quarentena. 

0 comentários:

Postar um comentário