Você está aqui

30 de jun. de 2016

Biblioteconomia Social: As Leis de Ranganathan numa Biblioteca Prisional




Quando o Jorge Prado me fez o convite para escrever um capítulo desse livro - IDEIAS EMERGENTES EM BIBLIOTECONOMIA, ele deixou bem claro que gostaria de algo pouco informal, sem aquela linguagem da cientificidade. Sua intenção consistia justamente em trazer ao leitor uma reflexão sobre os temas abordados, deixando perguntas em aberto e assim proporcionar uma analise pós-leitura. 

Senti-me extremamente honrada de ser uma das autoras desta obra, afinal, além de ser uma iniciativa inovadora, eu haveria de estar junto dos Mestres da Biblioteconomia. 


Durante a minha formação, me foi colocado como regra máxima as Leis de Ranganathan, o pai da Biblioteconomia. Contudo, na condição de Militante de Biblio Social, compreendi na prática que não havia como seguir as Cinco Leis da Biblioteconomia dentro da contemporaneidade que vai ao encontro de Bibliotecas com suas especificidades, caso das Bibliotecas Prisionais. Então o meu capítulo foi todo direcionado a este contexto, afinal, dentro do cárcere não há como conceber a técnica bibliotecária sem antes compreender as regras da prisão e principalmente o sistema como um todo. 

Quer saber mais sobre o confronto das diretrizes de Ranganathan versus Biblioteca Prisional? Clique aqui e baixe o livro totalmente de graça. 

Dúvidas ou criticas serão sempre bem vindas. Fique a vontade para deixar seu comentário!

2 comentários:

Agora estou na escola... Recreio... Depois vou baixar e ler...

Postar um comentário